Corrida de 32 km de Guaxupé a Serra de São Pedro da União retornando pela Jacuba
Veja aqui como foi nossa corrida e veja algumas dicas e benefícios de como fazer uma corrida longa.
Ontem 02/02/2020 fizemos mais uma corrida longa, conhecida entre os corredores de longão, dessa vez foi de 32 km.
Por volta das 05 horas da manhã, eu e minha esposa Dara já estávamos de pé, prontos para mais um desafio, que desta vez, seria um pouquinho mais audacioso, não apenas pela distancia, mas sim pela altitude, pois tanto eu quanto ela, adoramos correr em locais de serra.
O que levar no longão?
No nosso caso, levamos mochila que é um equipamento indispensável em uma corrida longa, nela colocamos água, copo para dosarmos nossa água, de modo que ficamos hidratados e disciplinamos nosso organismo, a tomar aquela quantidade de água dentro da quilometragem estipulada.
Também levamos bolacha de doce, recheada, para comermos entre o caminho, para não faltar açúcar no organismo, levamos amendoim salgado, para não faltar sal , maquina fotográfica para registrar a corrida, GPS para medir a distancia e um aparelho celular, caso necessário.
Como foi a corrida?
Por volta de 06 horas, saímos do trevo do Japy e seguimos sentido a Serra de São Pedro da União, uma serra bastante bruta.
Como nosso corpo já estava hidratado, devido a preparação anterior, planejamos em nossa corrida, a cada 5 km tomar um copo de água e a cada 45 minutos comer bolacha ou amendoim, pois comendo e hidratando no percurso, o corpo cansa? Sim, cansa. Porém ele espera chegar ao destino para cansar, quando não comemos ele cansa no caminho.
Fomos sentido a São Pedro da União e pouco a frente, do trevo de acesso a Biguatinga, descemos, sentido Jacuba e retornamos para Guaxupé.
O que é a corrida longa?
A corrida longa não é ritmo, nem se quer tiro, muito menos rodagem, corrida longa é corrida longa. Ainda mais quando se fala em morro, se não economizarmos energia no começo, com certeza não chegaremos ao destino, por isso, temos que programar antes.
Uma corrida longa em linha reta, normalmente o corredor usa em média 75 a 85 por cento de da capacidade. Esses valores são informados por assessorias esportivas ou professores especializados em corridas, que através de testes de pista, passam qual velocidade correr em cada tipo de exercício de corrida. No nosso caso, nossos treinos ficam por conta de Giovanna Martins Assessoria Esportiva. Mas quando existe morro, a velocidade na corrida fica a vontade, pois torna se impossível manter essa regra de 75 a 85 por cento da capacidade.
Qual distancia é considerada longa?
Isso varia de cada um, cada um tem um limite, um objetivo, no meu caso, minha marca maior em serra foi de 90 km, na Serra da Mantiqueira, na corrida ultramaratona BR 135 no dia 16/01/2020, onde fiz “pacer “ a um amigo”. Até nessa data meu maior longão havia sido de 44 km, no dia 02/11/2019.
Mas existe corredores, que seus longões são de 7, 10 km, esses valores, não faz deles pior, ou melhor, que ninguém, pois eles estão apenas correndo no objetivo e limite.
Uma corrida longa, no caso de preparação para provas, geralmente usamos em média 50 por cento a mais que a corrida foco, usando 75 a 85 por cento da capacidade do atleta, esse valor chega a ser usado na semana de pico do corredor, que é uma semana antes, a da anterior a prova. Essa regra dos 50% não se aplica nos casos de treinos de maratonas e ultramaratonas, que são provas que exigem um esforço maior do atleta, nesses caso já existe valores a serem obedecidos, que são inferiores a prova.
Benefícios de corridas longas
Correr longas distâncias, faz o corpo realizar adaptações fisiológicas e psicológicas importantes. Fortalece músculos, tendões e ligamentos, melhora a eficiência do movimento e a resistência aeróbia. E ensina seu organismo a usar gordura como fonte de combustível. Em outras palavras, as corridas longas te deixam mais forte. No nosso caso, além de todos esses benefícios, também usamos a corrida longa, como forma de lazer entre família e amigos, por isso procuramos lugares mais altos, onde o desafio é maior.
Então se você esta aí sentado, assistindo televisão, venha correr com a gente, junte a um grupo de amigos e inicie, não somente essa prática esportiva que é a corrida ou qualquer outra prática que te faz bem.