Quem é? É o Zé Béttio

17 de maio de 2020 20:530 comentários

Estranho falar em uma pessoa lá de São Paulo, que até surgir internet nunca tinha visto na vida.
Então, estou falando do famoso Zé Béttio, o locutor da rádio Record, que em minha época de criança, quando morava na roça em Muzambinho, no Bairro Bom Retiro, lá não tinha TV, não tinha internet e nem sequer vizinho perto. De noite, a única luz que se via era a lua, e a velha lamparina de querosene, que quando apagava a escuridão era total.

Mais mesmo, nessa simplicidade, nossa riqueza era o velho rádio de pilha, que ficava em cima do armário, conhecido por “guarda comida”, logo abaixo de uma imagem de um santo que não recordo qual, eram as riquezas da casa, o santo e o rádio.

Lembro-me das madrugadas muito fria, geadas, galo cantando e logo cedo por volta de 5 horas, meu pai pulava para pegar no batente .

Eu querendo dormir, mas locutor dizia “… Bom dia! Vamos acordar! Vamos acordar! Olha a hora, olha a hora gente! São 05 horas e 2 minutos, Manhê, Manhê! O maridão não quer acordar? Joga água nele, Joga água nele…”

Uns grilos cantavam junto com alguns sapos, um burro começava a zurrar, um boi mugindo, um galo cantando, era uma loucura, uma voz feminina dizia “ Quem éééé? na capital” ai ele respondia “ É o Zé Béttio!”

Ele dizia quase em todos seus programas “…O gordo! O gordo! Para sua saúde, Tome Limão com mel…”

Eu muito inocente, “ mulecão de roça das antigas ” imaginava, um mundo diferente desse nosso, talvez um mundo que jamais iria conhecer, pois seria muito longe , que lá realmente tinha aqueles grilos, o burro, o boi, sapo tudo junto fazendo uma programação junto com o Zé Béttio.

Também acreditava que Zé Béttio, me conhecia e estava falando comigo, que aquelas frases, seriam especialmente e exclusivamente para mim, meu pai e minha mãe.

Como vivíamos meio que isolados na roça, ele era para mim, mais que uma família, mais que um amigo, não posso deixar de esconder, o grande carinho que mesmo sem ver, tinha naqueles animais , o boi, o galo, o burro, o grilo e o sapo…

316

Deixe um comentário

Você deve ser logado para publicar um comentário.