Poesia vencedora do 6º lugar no concurso PMMG 2016
Essa Poesia, foi no ano de 2016, participei de um concurso de poesia da PMMG e por surpresa, a poesia Menino Sonhador, foi vencedora do 6º lugar em Minas Gerais. veja a notícia abaixo.
Militar, lotado na 79ª Companhia de Polícia Militar, Cb PM Daniel José da Silva alcança 6º lugar em no Concurso de poesia, promovido pela Policia Militar de Minas Gerais em todo o Estado.
Na poesia o militar homenageia os policiais, que vieram de uma vida sofrida e mesmo diante de muitos problemas financeiros, hoje, honestamente, defendem a sociedade e atuam firmemente na manutenção da ordem pública. Por não conseguir, citar todas as histórias retratou sua história, que basicamente é a mesma de todos, porém com fatos distintos.
Durante a infância, o autor, enfrentou grande dificuldade financeira, em virtude de seu pai que era arrimo de família, viver constantemente com problemas de saúde. Diante de tal situação, vivia de ajudas.
Como a miséria era grande, não tinha calçados e vivia descalço. Também não tinha TV, e durante a noite, quando ia para casa de sua avó, na ausência de uma TV, para passar o início da noite, ela contava várias histórias, dentre elas, a história do lobisomem.
Sempre no natal, que era uma data mais marcante, quando via seus amigos ganharem presentes, seu presente, era brincar com as caixas dos presentes, em que seus amigos ganhavam.
Como seu pai, vivia em constante desemprego, muitas vezes, se sobreviveu, foi devido a ajuda da Associação São Vicente de Paula, conhecida por Vicentinos.
Mas em sua adolescência, quando trabalhava, era na roça e de servente de pedreiro,quando via uma viatura da PM , passando, sempre sonhava em ser policial.
E hoje, com 21 anos de profissão, orgulhosamente cumpre sua missão.
Poesia
Menino Sonhador
Menino humilde, de pés no chão,
sempre honesto e roceiro,
trabalhava o dia inteiro
de servente de pedreiro.
Infância de miséria e muita fome,
não tinha rádio, nem TV,
mas sabia a história do lobisomem.
Sem agasalho e muito frio,
sem conhecer a praia,
nadava é no rio.
Muito pobre, mil desatinos,
muitas vezes sobreviveu
com a ajuda de Vicentinos.
O Natal sem dinheiro
nunca era igual
ao de seus companheiros.
Mas sempre alegre e sorridente,
brincava com as caixas de seus presentes.
Sonhava o mês inteiro
com uma felicidade real,
não pelo dinheiro:
sonhava ser um policial.
Com muita luta e dedicação,
sonho realizado,
vinte e um anos de profissão,
com orgulho,cumpre sua missão.
Realidade, saudade e dor
de um policial vencedor,
que era o menino sonhador.
Daniel José da Silva