Atleta guaxupeano 100% deficiente visual dá exemplo de superação
Para quem imagina uma atividade física, como dolorosa, cansativa e impossível. Nosso amigo Dito não pensa bem assim.
Benedito Leite Ribeiro Neto de 54 anos, todo dia, levanta por volta de 05 horas da manhã, as 06h30 inicia sua musculação na academia do Clube Guaxupé, às 08 horas sai da academia e vai para aulas de corrida e treina por mais uma hora. A tarde retorna para a academia e faz uma hora de bicicleta. Toda terça e sexta encerra suas atividades, fazendo mais 02 horas de sauna no Guaxupé Country Clube.
Dito, nasceu com pouca visão e passou por toda sua vida, buscando a solução de seu problema, cerca de dois anos atrás, Dito descobriu que perderia toda visão, o pouco que ainda restava, acabaria.
A partir desta notícia, Dito levantou a cabeça e partiu para um mundo diferente, decidindo, usar o seu problema e servir de exemplo para as pessoas. Iniciou então, suas sessões com psicólogos e amigos e logo passou a aceitar a notícia, de que ficaria totalmente cego.
Cerca de um ano atrás, o que já era esperado, aconteceu. Dito aos 53 anos, ficou 100 % deficiente visual, Diante de seu problema, passou a realizar atividades físicas com frequência, não por exibição, ou algo semelhante e sim para servir de incentivo, para as pessoas que precisam de esporte e por preguiça ou outra desculpa não pratica.
No início do ano, Dito iniciou suas atividades de corrida, sendo guiado por seu guia, Daniel José da Silva, que também é atleta corredor de rua.
Daniel buscou técnicas de guia e passou a guiar Dito. Através de seus treinamentos, passou também a ensinar Dito a correr.
No início do ano, ele já fez duas caminhadas, intercaladas com corrida em um dos pontos mais altos e difíceis da região de Guaxupé, foram até a Fazenda Santa Cruz, até a Serra dos Boiadeiros em São Pedro da União e até Guaranésia, todos esses treinos, por serem longos e locais de difícil acesso, além do cansaço físico, também oferece grande dificuldade ao deficiente visual, devido às dificuldades oferecidas pelo caminho difícil.
Em Maio deste ano, Dito e seu guia, receberam uma grande ajuda de Giovanna Martins, tetra campeã de maratona de Disney e campeã mundial de Duathlon.
A atleta, é conhecida mundialmente e também é professora de educação física, tomou conhecimento das atividades de Dito, através de um curso de capacitação de corrida, onde o guia Daniel, estava fazendo o curso e a maratonista era a palestrante.
A partir daí, passaram a ser treinados, através da empresa Giovanna Martins Assessoria Esportiva.
Em Junho, Dito, caminhou na corrida realizado pela UNIMED em Guaxupé, apenas não correu, por orientação de seu treinador, desta vez, caminhou tendo como guia, Luciene que é professora de musculação de Dito.
No dia 23 de Agosto, correu na corrida na cidade de Salto/ SP, corrida realizada pela atleta Giovanna Martins em parceria com a Loja Cem. Lá o percurso foi difícil, estilo corrida rústica, mais mesmo assim não freou Dito.
Agora dia 18 de Agosto, ele já esta se preparando e fará sua primeira corrida em Guaxupé, correrá por 5 km na corrida Superação, que ocorrerá em Guaxupé. Desta vez, correrá novamente ao lado de Luciene, sua professora de musculação.
Segundo o atleta, seu único objetivo é incentivar aqueles que ainda necessitam de uma atividade física.
Benedito Leite Ribeiro Neto, além de atleta, quando criança já com muito pouca visão, formou na antiga escola Agrícola de Muzambinho em 1983 e em 2004 iniciou como aluno da UNIFEG Guaxupé e no ano de 2009, passou na OAB.
Benedito também prestou vários concursos públicos, sendo muito bem classificado. Segundo ele diz em suas palavras. “… Tudo que eu fiz eu precisei da ajuda de pessoas, hoje eu quero ser diferente, quero ser um incentivo para todos…”.
Então se você esta aí agora, sentado em seu sofá, esperando que algo aconteça, saia desta sua vida de lastima, siga o exemplo de superação do “Dito” e vamos buscar a vitória, não existe problema e sim a maneira em que nós encaramos.
Parabéns a todos os envolvidos nesta história de superação. E vamos praticar esportes.